DESTAQUE

Ao assumir presidência do Mercosul, Lula defende resposta ‘rápida e contundente’ para acordo com União Europeia

Lula discursa na 62ª cúpula do Mercosul, na Argentina — Foto: TV Brasil/Reprodução

Brasil assumiu comando do grupo por seis meses, em cerimônia na Argentina, nesta terça-feira (4). Conclusão do acordo com bloco europeu está entre prioridades.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (4), ao assumir a presidência do Mercosul, que os países do grupo devem apresentar uma resposta “rápida e contundente” às condições propostas pela União Europeia para a conclusão de um acordo comercial entre os dois blocos.

“O Instrumento Adicional apresentado pela União Europeia em março deste ano é inaceitável. Parceiros estratégicos não negociam com base em desconfiança e ameaça de sanções. É imperativo que o Mercosul apresente uma resposta rápida e contundente”, afirmou no discurso.

As declarações foram feitas durante a cúpula do bloco, em Puerto Iguazú, na Argentina. O Brasil assume a presidência rotativa do grupo — formado ainda por Argentina, Paraguai e Uruguai— por seis meses.

No discurso, o presidente brasileiro também citou acordos com Canadá, Coreia do Sul e Singapura, e voltou a defender uma moeda comum para transações entre países do Mercosul. Disse ainda que o grupo precisa retomar “protagonismo” e que a presidência no bloco é uma “etapa essencial” para o “reencontro” do Brasil com a América do Sul.

Veja o discurso do presidente Lula:

Botão Voltar ao topo