Foto: Alberto Maraux
Na semana que antecede o 2° turno das Eleições 2022, a Polícia Militar prendeu em flagrante 55 criminosos, no intervalo de 72h. Às vésperas do pleito eleitoral, apenas mandado de prisão não pode ser cumprido.
As prisões por homicídio, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e agressão foram realizadas em todo o estado. Homens e mulheres que forem flagrados praticando crimes serão autuados em flagrante. Às vésperas da eleição, apenas mandado de prisão não pode ser cumprido.
A população pode ajudar informando sobre crimes através dos telefones 190 (Centro Integrado de Comunicações – Cicom) e 181 (Disque Denúncia da SSP).
Cerca de 34 mil policiais militares, civis, peritos e bombeiros militares estarão novamente alinhados ao uso de ferramentas tecnológicas para garantir mais segurança aos mais de 11 milhões de eleitores baianos no segundo turno das eleições 2022, no próximo domingo (30), durante a segunda fase da ‘Operação Eleições’, realizada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).
Para evitar crimes eleitorais, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Centro de Operações e Inteligência (COI), foi reativado na segunda-feira (24), onde integrantes da SSP, de órgãos federais e municipais atuam em conjunto, monitorando a capital, a Região Metropolitana de Salvador (RMS) e o interior. A célula permanecerá ativa até a madrugada da próxima segunda-feira (31).
As diretrizes da operação foram discutidas entre o secretário da pasta, Ricardo César Mandarino, e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Roberto Maynard Frank, onde foram pontuados que o reforço do policiamento ostensivo para a garantia do livre direito de voto, a escolta de urnas eletrônicas, prevenção e repressão a crimes eleitorais, além do atendimento de eleitores ou candidatos, caso seja necessário, terão uma atenção maior no esquema montado pelas forças estaduais.