Brasil

Governo federal apura denúncia de 30 adolescentes grávidas de garimpeiros na Terra Yanomami

Foto: Valéria Oliveira/g1 RR/Roraima

O ministro dos Direitos Humanos (MDHC) e da Cidadania, Silvio Almeida, afirmou que o governo federal apura a denúncia de que 30 meninas Yanomami foram abusadas e engravidaram de garimpeiros ilegais na Terra Yanomami.

“Estamos fazendo um relatório de violação de direitos humanos neste contexto e a Secretaria Nacional da Criança e Adolescente, ao colher as informações, chegou a informação de que haveria ao menos 30 adolescentes grávidas dos garimpeiros.”, disse ele em entrevista à GloboNews.

Conforme publicou o G1, a informação sobre o estupro das meninas foi reportada ao MDHC em uma das reuniões da equipe à capital para apurar possíveis violações aos direitos humanos dos indígenas. 

Uma das primeiras reuniões foi com lideranças locais, em que, após ouvi-los, os secretários afirmam que os indígenas vivem um “cenário de insegurança” no território.

Agora, com a suspeita, o MDHC apura a denúncia e deve ouvir as pessoas envolvidas. Relatos de que garimpeiros estupram mulheres e meninas Yanomami já foram foram citados por lideranças em relatórios sobre os invasores na reserva.

Os invasores exigiam relações sexuais com as adolescentes como objeto de troca para a concessão de alimentos. Em outras situações, as jovens eram embriagadas e depois estupradas.

Botão Voltar ao topo