Bahia

Junto a ministros, Jerônimo participa da abertura de congresso nacional de movimentos populares

Esta é a primeira vez que o CPM é realizado em uma cidade do Nordeste

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Salvador recebeu, nesta quinta-feira (26), a abertura do VII Congresso Nacional da Central dos Movimentos Populares (CPM), evento que acontece até o domingo (29), no Hotel Fiesta, e celebra os 30 anos da entidade. Esta é a primeira vez que o CPM é realizado em uma cidade do Nordeste.

Com o tema “30 anos de lutas e resistência” esta edição reúne lideranças nacionais de movimentos populares que lutam por causas sociais relacionadas a temas como combate à desigualdade social, à fome, pela saúde, moradia, igualdade de gênero, raça, soberania alimentar, participação popular.

A abertura do congresso contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e de autoridades como o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT); o ministro da Secretaria-geral da Presidência da República, Márcio Macedo (PT), e a ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves (PT).

“É com unidade, através da luta pela terra, habitação, educação de qualidade, democracia, liberdade e inclusão, que as mudanças são possíveis. Os movimentos populares ajudam a construir a história do país“, disse o chefe do Executivo baiano, durante o evento

Para os próximos dias, estão programados debates, aprovação de moções e eleição da nova direção nacional e da coordenação-geral, além de apresentações culturais.

O objetivo da Central é articular os movimentos populares urbanos em suas lutas comuns e de caráter geral, como forma de superar a fragmentação existente entre os movimentos populares e se constituir enquanto instrumento de representação junto a outros setores organizados da sociedade, com vistas à articulação de lutas em defesa dos direitos, das políticas públicas e da participação popular.

Botão Voltar ao topo