EDUCAÇÃO

Preservação da História: UESB firma convênio para implantar Arquivo Municipal em Dom Basílio

Preservar a história é manter viva a memória das gerações passadas e dar condições para que as gerações futuras possam conhecer os fatos que aconteceram ao longo do tempo. Pensando nisso, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), por meio do Departamento de História (DH), no campus de Vitória da Conquista, vem desenvolvendo diversas ações que buscam a preservação de documentos históricos.

Uma dessas ações teve o pontapé inicial nesta sexta-feira (29), quando foi assinado um convênio entre a Universidade e a Prefeitura de Dom Basílio, município baiano que integra a região Sudoeste. A iniciativa tem como objetivo a cooperação técnica para a formalização, implementação e fiscalização das atividades do Arquivo Público do município, assegurando a guarda e preservação do acervo documental do município. >>>>>

A professora Cleide Chaves, que está à frente dessa parceria, juntamente à professora Grayce Mayre Bonfim, explicou que, por meio desse convênio, a UESB vai oferecer técnicas e conhecimento em relação à organização de acervo documental. “É um convênio com o Departamento de História, que vai contribuir no sentido de fornecer informações de como limpar e higienizar os documentos, como tratá-los de maneira adequada. Ou seja, contribuir mesmo na organização do acervo do município”, comentou Cleide Chaves. O prefeito de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira, reforçou a importância da parceria da Universidade para manter viva a história do município. “Queremos preservar a memória do nosso povo e encontramos na UESB uma parceira muito importante que nos ajudará a desenvolver esse trabalho em nossa cidade”, declarou o prefeito.

O reitor da Uesb, professor Luiz Otávio de Magalhães, reforçou o papel da Instituição em contribuir com ações que possam trazer benefícios para a sociedade da região. “Para nós da UESB, esse convênio tem muita importância porque mostra essa capacidade da Universidade de inserção na vida cotidiana dos municípios do Sudoeste da Bahia”, afirmou o reitor, que lembrou que, atualmente, a UESB possui convênios com cerca de 20 cidades da região, o que demonstra o compromisso que a Universidade tem com o local em que está inserida.

Já em relação ao convênio com a Prefeitura de Dom Basílio, o reitor destacou que a ação contribui para “o fortalecimento da cultura local e da memória e para a valorização das pessoas, das famílias, porque nenhuma cidade, estado, país ou instituição surge do nada. O que nós temos hoje vem do trabalho de muitas gerações e esse trabalho tem que ser preservado”, concluiu.

 

 

 

Fonte: Blog do Anderson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo