EDUCAÇÃO

O que fazer na véspera do Enem? Confira dicas de especialistas

Foto: Reprodução

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é neste domingo (5/11), com conteúdos de Ciências Humanas, Linguagens e Redação. Por ser uma prova extensa e que envolve diversos conteúdos (afinal, são 90 questões mais a redação para serem feitas em 5 horas e 30 minutos), uma das dúvidas que mais assolam os estudantes é: o que fazer na véspera do exame? Revisar material? Fazer simulados? Relaxar? Sair? Assistir a um filme?

A decisão do que fazer no sábado de véspera da prova é, obviamente, individual. Mas a maioria dos professores recomenda que os estudantes aproveitem para descansar, relaxar e fazer o possível para afastar a ansiedade que tende a aparecer neste momento.

“Na minha opinião, o mais indicado para a véspera é ir ao cinema, ir ao teatro, dar uma passeada, para depois dormir cedo e acordar cedo no dia seguinte”, recomenda Rodrigo Martelli, professor de História da rede de ensino Chromos. O importante, segundo ele, é escolher algo que permita um relaxamento na mente. 

Caíque Alves, professor de Geografia da rede de ensino Chromos, explica que o mais recomendado é não ficar pilhado em querer revisar os conteúdos na véspera. “O que tinha para ser estudado e revisado  já foi feito nos últimos dias. Para não chegar ansioso à prova, o melhor é tirar o sábado para descansar e não ficar se cobrando sobre a prova”, diz.

Para o domingo de Enem, a principal dica é tomar um café da manhã bem leve – não deixe, de forma alguma, de se alimentar antes do exame. “Também é fundamental conhecer bem qual é o local da prova, para ter uma noção de quanto tempo vai levar para chegar lá. E saia com antecedência”, recomenda Caíque. Ele destaca ainda que é fundamental levar água e um lanchinho para a prova. 

Em resumo, seguem as dicas para a véspera do Enem 2023:

Faça um programa tranquilo um dia antes da prova

Evite entrar em grupos de discussão sobre o Enem 

Tenha uma boa noite de sono no dia anterior

Fique próximo de pessoas que gostem de você, como familiares e amigo

Mantenha uma boa alimentação ao longo da semana

Os estudantes interessados em obter acesso exclusivo aos gabaritos do Enem 2023 já podem se inscrever no site da campanha e receberão notificações direto em seus celulares logo após o término da prova. A ação busca dar suporte aos alunos, oferecendo uma correção assertiva e confiável para suas dúvidas, desenvolvida por especialistas. 

Botão Voltar ao topo