Vitória da Conquista: Animais abandonados passeiam livremente pelas ruas, sem nenhuma fiscalização
por Dárcio Alves
Na tarde desta quarta-feira foi flagrado por um leitor do nosso Blog, um grande numero de animais de rua, na Av. Ascedino Mello, centro de Vitória da Conquista, eram mais de 8 cachorros.
E são constantes as reclamações de pessoas informando a presença de animais abandonados nas ruas de Conquista.
Uma reportagem realizada pelo G1 Bahia em 23 de setembro de 2020, destacou que moradores da cidade denunciaram naquele ano, que animais resgatados nas ruas pela prefeitura estavam adoecendo em um abrigo provisório da prefeitura, às margens da BA-263, em que alguns deles morreram em decorrência de ferimentos. Uma pessoa registrou a situação em vídeo, que se espalhou por redes sociais naquela ocasião em que as imagens mostravam os animais em condições precárias e alguns mortos no chão, o vídeo causou uma grande comoção popular.
Em Conquista existe um Serviço de Controle de Zoonoses, mas o que realmente parece está faltando é a criação do CCZ- Centro de Controle de Zoonozes, para resolver definitivamente esse, e outros problemas relacionados com animais.
Lembrando que essa questão, a criação do CCZ, já foi motivo de muitos debates na CMVC Câmara Municipal de Vereadores de Vitória da Conquista, e nos meios de comunicação do município, mas só ficou na falácia.
Em maio de 2015 o então vereador Pastor Sidney Oliveira até tentou, fez uma indicação para a construção do CCZ, que seria segundo ele para cuidar dos animais de rua e oferecer serviços públicos na prevenção de zoonoses, doenças transmissíveis entre animais e seres humanos”, o ex- vereador Sidney conseguiu um grande terreno que foi doado pela prefeitura ,na gestão do ex-prefeito Guilherme Menezes, e também uma emeda de 500 mil reais que seria para a construção da obra, valor que foi insuficiente, teria que ter 7 vezes mais esse valor.
E de lá para cá parece que a situação continua a mesma, nada mudou, continuamos a presenciar um grande numero de animais abandonados pelas ruas da 3a maior cidade da Bahia, muitos machucados e precisando de cuidados.
Enquanto o CCZ não chega, os animais sofrem!