Vitória da Conquista: Vila Junina já está montada na Praça Nove de Novembro, e os shows começarão no Dia dos Namorados.
Fotos: Reprodução
Os festejos do Arraiá da Conquista terão início na próxima segunda-feira, dia 12 de junho, que também é o Dia dos Namorados.
O ponto de encontro para a festa será na Praça Nove de Novembro, localizada no centro da cidade, onde a Vila Junina já foi montada. A Vila Junina abrigará os vendedores e outros participantes credenciados pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Sectel).
Diferentemente das edições anteriores, que eram realizadas no Centro Cultural Glauber Rocha, neste ano, a Vila Junina está decorando a Praça Nove de Novembro, também conhecida como praça do acarajé, devido à presença de várias baianas trabalhando na região.
Além disso, a praça recebe a visita de milhares de pessoas de Vitória da Conquista e região, seja para fazer compras no comércio, ir ao banco, à Prefeitura ou à Câmara, o que a tornou uma escolha ideal para sediar a Vila. A Vila Junina é composta por seis casas de pau-a-pique e uma capela, formando um vilarejo. Dentro dessas casas, os vendedores de produtos artesanais e a imprensa terão seus espaços reservados. A decoração da Vila presta homenagem à Rainha do Xaxado, a cantora pernambucana Marinês.
Uma das casas já está abrigando a loja da Associação de Apicultores do Sudoeste da Bahia (Apis), que há 35 anos comercializa produtos derivados do mel. Generosa Ribeiro, uma das diretoras da associação, acredita que um grande número de pessoas visitará o espaço, que ficará montado até o final do mês. “Todo ano, a associação realiza a feira do mel, e este ano, em vez de montarmos nossa barraca, a Prefeitura nos presenteou com este espaço. Como é um local estratégico de passagem de pessoas, nossa expectativa é superar as vendas”, declarou a diretora.
O evento principal do Arraiá da Conquista ocorrerá no Centro Cultural Glauber Rocha, com apresentações dos artistas Flávio José, Falamansa, Santanna Cantador e Tierry, nos dias 20, 21, 22 e 23, respectivamente. A estrutura foi preparada para receber uma média diária de 20 mil pessoas.
Além da Praça Nove de Novembro e do Centro Cultural Glauber Rocha, os 11 distritos do município também celebrarão o São João.