Vitória da Conquista

Com a falta de chuvas e altas temperaturas sistema de barragens de Água Fria está com 68% da capacidade

O sistema de barragens que abastece Vitória da Conquista e Belo Campo, Água Fria I e II, está com a capacidade de 68%. A redução do volume de água é atribuída a estiagem que vem atingindo a Bahia nos últimos meses.

As barragens ficam localizadas no município de Barra de Choça e vinham atuando com a capacidade máxima. No entanto, o nível começou a cair devido à falta de chuva. Além disso, as altas temperaturas também influenciam na redução. Devido ao calor, a vaporização da água aumenta, assim como o consumo da população.

Barra de Água Fria, responsável pelo abastecimento de água de Vitória da Conquista e Belo Campo, está com a capacidade máxima de 68%. A queda no volume de água se deve a estiagem dos últimos meses.

A situação ascende um alerta e deixa uma preocupação na população. Isso porque Vitória da Conquista já passou por três racionamentos de água entre 2012 e 2017 devido à estiagem. Sem chuva, foi necessário adotar a medida para garantir o abastecimento de água para a população. Por enquanto, ainda não foi informado se a medida poderá ser novamente adotada, mas o questionamento já está preocupando os moradores.

Uma das medidas para garantir o abastecimento de água na terceira maior cidade da Bahia e resolver a crise hídrica é a construção da barragem do Rio Catolé. Iniciada em 2019, pelo Governo do Estado, as obras foram paralisadas. Apenas 26% da obra foi realizado. De acordo com o governo, a paralisação ocorreu após a empresa que venceu a licitação não cumprir o contrato.

do Blog do Sena

Botão Voltar ao topo