Vitória da Conquista

Vitória da Conquista: Comissão de Ética do MDB Expulsa Vereadores por Descumprimento das Diretrizes Partidárias

Reprodução: Instagran

Três vereadores do Partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) foram expulsos da sigla em Vitória da Conquista. Os vereadores Luís Carlos Dudé, Edjaime Rosa de Carvalho, conhecido como ‘Bibia’, e Adinilson Pereira foram alvo da decisão tomada nesta terça-feira (20) pela Comissão de Ética do MDB da Bahia.

A expulsão foi resultado de uma representação que teve como resultado a sanção máxima por indisciplina partidária. A Comissão destacou que os três vereadores desrespeitaram “as diretrizes e posicionamentos políticos do partido”.

O presidente estadual do MDB, Lúcio Vieira Lima, utilizou sua conta no Instagram para comunicar a expulsão dos vereadores. Em sua mensagem, Lúcio enfatizou que os vereadores não devem “aguardar a janela partidária para buscar outra legenda e perder a eleição”.

A medida tomada pela Comissão de Ética do MDB evidencia o compromisso do partido com a coesão e a fidelidade às suas orientações políticas, reforçando a importância do alinhamento entre os representantes e os princípios da legenda.

A relação entre o cacique do MDB e os vereadores Dudé, Bibia e Adinilson já estava desgastada há algum tempo. Os três vereadores vinham sendo observados de perto pela sigla desde que começaram a agir em desacordo com as orientações partidárias. Um dos momentos críticos foi durante as eleições de 2022, quando o MDB na Bahia declarou apoio à chapa de Jerônimo Rodrigues (PT) e Geraldo Júnior (MDB). Enquanto a vereadora Lúcia Rocha seguiu a orientação do partido e apoiou a união do PT com o MDB, Dudé, Bibia e Adinilson optaram por apoiar a chapa de ACM Neto (União Brasil), indo de encontro à decisão partidária.

O embate entre os vereadores e o MDB se intensificou ainda mais nas eleições municipais de 2024. O partido lançou sua própria pré-candidatura, liderada por Lúcia Rocha, para a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. No entanto, os três vereadores declararam apoio à pré-candidatura de Sheila Lemos (União Brasil), buscando mais uma vez contrariar as diretrizes do partido.

Lúcio Vieira Lima, presidente de honra do MDB, já havia alertado para a possibilidade de expulsão em novembro do ano anterior. Ele deixou claro que não haveria espaço para desalinhamento, afirmando que quem não apoiasse o candidato do MDB seria expulso. Agora, com a expulsão efetivada, os vereadores estão disponíveis para buscar novos rumos políticos, possivelmente em partidos aliados ao governo de Sheila Lemos.

A janela partidária, que permite a troca de legenda, estará aberta de 7 de março a 5 de abril deste ano, proporcionando aos vereadores a oportunidade de encontrar uma nova casa política dentro da base do governo atual. Com as disputas internas do MDB agora resolvidas, o foco se volta para os próximos passos dos vereadores e os desdobramentos políticos em Vitória da Conquista.

Botão Voltar ao topo