Cinema e ShoppingVitória da Conquista

Mostra na periferia: “nem muitas pessoas tem essa oportunidade de ir ao cinema”, diz Ana Paula, moradora do Bairro Urbis VI

Por Gabriel Aguiar

Ontem, 04/09, foi realizada na quadra poliesportiva do Bairro Urbis VI, o segundo dia de exibição de dois curtas e um longa-metragem da Mostra Cinema Conquista, em uma espécie de Cine-Tenda. Pouco a pouco crianças, adultos e idosos foram se acomodando e tiveram a oportunidade de vivenciar o contato com a sétima arte, assistindo a filmes brasileiros.
O primeiro a ser exibido foi o curta-metragem “Jéssika” de 2018, tendo como diretora, a pernambucana Galba Gogoia. O curta evidencia uma realidade de muitas travestis, que estão nesse processo de busca da aceitação de familiares e de si mesmas, colocando em discussão assuntos relacionados à identidade de gênero. Embora a cineasta não pôde estar presente, sua obra a representou com maestria: assim como Jéssika no filme, Galba é assumidamente Travesti.

A segunda exibição foi o lançamento do curta “A fome de Glauber”, sob a direção de Denis Martins, estudante de Cinema da UESB. “Eu acho muito importante saber que filmes estão saindo de espaços convencionais, como salas de exibições de filmes comerciais e tal, e trazendo pro bairro, pro povo”, afirmou o estudante. Disse ainda que “o cinema tem que ocupar exatamente este espaço; a arte do cinema tem que comunicar com o povo. ”

Sobre o homenageado da Mostra este ano, Denis não escondeu sua grande admiração por Glauber Rocha: “é uma figura que me instiga cada vez mais. […] Glauber tem uma importância no sentido que ele inaugurou no Brasil uma nova forma de fazer cinema. Se a gente pegar a história do cinema brasileiro, percebe o quanto que ainda hoje […] a galera reproduz o formato norte-americano. Ainda hoje isso perdura? Sim! Mas Glauber Rocha é importante, porque ele inaugurou uma nova forma de fazer cinema, que fosse voltado para a problemática social do País.”

O terceiro produto audiovisual, foi o longa “Tito e os Pássaros” sob a direção de Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar. O longa conta a história de um menino e seus dois amigos que partem para encontrar a pesquisa perdida do seu pai sobre canções de pássaros, algo que pode salvar seu mundo de uma epidemia na qual o medo adoece as pessoas. O filme atraiu a atenção dos baixinhos! 

Dentre os espectadores encantados pelo o que assistiam, estava Ana Paula: estudante de Engenharia de Alimentos (UESB – Itapetinga) e moradora do Bairro Urbis VI. Ana conta que já esteve em salas de cinema muitas vezes, em Shoppings, em outras cidades, mas não deixou de prestigiar a Mostra. “É muito bom, né? Principalmente para as pessoas aqui do Bairro, nem muitas pessoas tem essa oportunidade de ir no Cinema… então foi uma iniciativa muito boa! Estão de parabéns! ”, disse a entrevistada. 

Ela acrescenta que foi o seu Pai quem a motivou a visitar a Cine-Tenda: “ meu Pai ficou sabendo, ele tem 66 anos, há tempo que ele não foi no Cinema, devido ao gosto de dormir cedo. Aí ontem ele me chamou, eu vim hoje também. Então foi muito legal vir com ele, assistir… tinha muitos amigos aqui meus, conhecidos, crianças, idosos, vários tipos de espectadores…”

Fotos: Sérgio Novais.

Fonte: omegafonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo