Brasil

Lula busca medidas para reduzir preços de alimentos e produtos


Foto: Reprodução

Presidente da República se reuniu com ministro da Agricultura e presidente da Conab para discutir possibilidades, enquanto se aproxima do agro

De acordo com uma reportagem do Metrópoles, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta segunda-feira (11), para discutir possibilidades de abaixar os preços de produtos e alimentos, além de estimular a produção agrícola. Lula esteve com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, e o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto.

“Conversamos sobre o que pode ser feito para reduzir o preço de alguns produtos e alimentos, bem como ações para estimular a produção agrícola. Nosso compromisso é trabalhar para resolver os problemas reais do povo brasileiro”, escreveu o chefe do Palácio do Planato no X (antigo Twitter).

O Metrópoles aponta que em ano de eleições municipais, o chefe do Executivo nacioal busca uma aproximação com setores do agronegócio, em busca de maior aprovação, enquanto o ex-presidente da República Jair Messias Bolsonaro (PL) também ensaia os próprios acenos ao grupo. Nas próximas semanas, é previsto que Lula realize um “giro do agro”, em estados como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Tocantins e Rio Grande do Sul.

Ainda segundo o Metrópoles, as agendas deverão incluir visitas a obras em andamento e lançamentos de investimentos do governo federal em prioridades de cada estado. Além disso, o mandatário do Brasil busca uma aproximação informal, assim como fez com membros do Congresso, e expressou desejo de fazer um churrasco para confraternizar com empresários do agro na Granja do Torto, onde fica a casa de campo oficial da Presidência.

O Metrópoles ainda destaca que Fávaro já havia ressaltado uma boa aceitação de Lula por parte do agronegócio, reforçado por bons resultados do governo em relação à atividade. O setor cresceu 15,1% de 2022 para 2023 e valorizou o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que teve alta de 2,9%. Outro motivador da busca pela diminuição dos preços de alimentos pode ser ainda os resultados de pesquisas como Quaest e Ipec, divulgadas na última semana, que apontam uma redução na popularidade do presidente.

Botão Voltar ao topo