Covid 19

Covid: Casos recuam e ômicron perde fôlego no mundo inteiro, diz OMS

Depois de assustar o planeta fazendo explodir as novas infecções, a ômicron dá indicações de estar perdendo fôlego. Na terça-feira, 15, a OMS anunciou pela segunda vez neste ano uma queda no número de novos casos positivos.

No período de 7 e 13 de fevereiro, houve uma redução de 19% em comparação ao total registrado nos sete dias passados.

No Brasil, a semana também foi de boas notícias. A Fiocruz informou que, pela primeira vez em 2022, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados a pacientes adultos com Covid-19 apontou melhora nos índices.

É sempre difícil fazer previsões de qualquer ordem, sobretudo em relação a questões de saúde pública.

Portanto, é bom ter em mente que não estamos completamente livres de ser novamente surpreendidos por um acontecimento inesperado, mas é improvável.

No mínimo três condições são indispensáveis para o término de catástrofes provocadas por vírus: a existência de vacinas, a transformação natural do agente causador em direção a versões menos letais e a grande quantidade de pessoas naturalmente imunizadas, por terem contraído a doença.

O mundo dispõe hoje das três premissas. Depois de tanto tempo, a volta à vida como era antes ainda produz alguma ansiedade e, de fato, o momento pede cautela. Os sinais de um alívio global, no entanto, estão finalmente no horizonte.

Botão Voltar ao topo