Famosos

Morre aos 87 anos Abilio Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar

Abilio Diniz estava internado no hospital Albert Einstein em São Paulo em função de uma pneumonia

Morreu neste domingo (18) Abilio dos Santos Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar e um dos empresários mais importantes do Brasil, aos 87 anos. Sua fortuna é estimada em US$ 2 bilhões (R$ 9,9 bilhões), segundo a lista de bilionários da Forbes, o que o posiciona em 1526º lugar no ranking.

De acordo com uma nota divulgada pela família, Abilio foi vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite. O empresário estava internado no hospital Albert Einstein em São Paulo há alguns dias, informou a assessoria de imprensa da holding Península, que administra os investimentos de sua família. “O empresário deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos, e irá ao encontro do seu filho João Paulo, falecido em 2022″, segundo a nota divulgada pela família.

Em sua publicação mais recente no Instagram, de 17 de janeiro, ele comentou que estava de férias, se recuperando de duas cirurgias no joelho, em um local externo tomado pela neve, onde lamentou não poder esquiar por causa do período de recuperação.

Em nota, a assessoria do GPA informou lamentar “profundamente” a morte de Diniz.  “Sua contribuição significativa para o crescimento e para a consolidação do varejo brasileiro é inegável, especialmente pela sua história no GPA. Sua liderança e suas inovações moldaram o setor, impactando positivamente a economia nacional e inspirando gerações.”

O grupo Casas Bahia informou em nota que recebeu “com profundo pesar a notícia do falecimento do empresário Abílio Diniz. Abílio fez parte da antiga Via Varejo, hoje Grupo Casas Bahia, e ajudou a construir a história da nossa marca. Que o legado dele perdure como inspiração para todos nós. Nossos sinceros sentimentos à toda família e amigos próximos.”

Durante décadas, Abilio esteve à frente do Grupo Pão de Açúcar, tornando-se um dos maiores empresários do país. O empresário, que estampou a capa da Forbes Brasil duas vezes – nas edições de janeiro de 2015 e de junho de 2017 –, ainda era um dos principais acionistas do grupo Carrefour Brasil, ocupando a vice-presidência do colegiado da varejista.

Por meio da Península, Abilio também possui participação relevante no francês Carrefour, com quase 14% de fatia nos direitos de voto no segundo maior grupo varejista do mundo.

Botão Voltar ao topo