DESTAQUESAÚDE

Acupuntura

O que é, e como funciona?

A Acupuntura é uma antiga “arte da cura”, um dos ramos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC),
cujas técnicas milenares orientam os métodos de diagnóstico e o tratamento terapêutico de distúrbios
de saúde através da inserção de finas agulhas em pontos estratégicos do corpo, os ‘Acupontos’.

A Técnica Milenar

Além da inserção precisa de agulhas nos pontos localizados sobre os meridianos ou, canais de energia, que percorrem todo o corpo, o acupunturista também se utiliza de técnicas alternativas e complementares como a auriculoterapia, a moxabustão e a eletroacupuntura. O profissional também poderá usar técnicas como o ‘do in’ para estimular os acupontos com os dedos, o ‘gua sha’ utilizando pentes de jade, a ventosaterapia utilizando as ventosas ou “copos” de vidro ou acrílico, bem como outras variações tradicionais de um amplo leque de opções.

Apesar de todos os recursos tecnológicos que aperfeiçoaram a técnica milenar, o tratamento do Centro de Acupuntura continua sendo, especificamente, o mesmo utilizado desde os primórdios da Medicina Chinesa, analisando e respeitando os cinco elementos de cada indivíduo:

Tao: equilíbrio entre yin e yang
• Chi: fluxo da energia vital;
• Xué: sangue;
• Zang: órgãos vitais;
• Fu: víscera

Sua história

Esta técnica milenar remonta à pré-história chinesa, cujo conhecimento atravessou séculos e fronteiras graças aos primeiros traços da escrita, quando outros países orientais passaram a reconhece-la e contribuíram para o seu aperfeiçoamento.
Os primeiros exploradores europeus tomaram conhecimento da Acupuntur em visitas ao Império Chinês, durante a Idade Média. Logo a técnica se tornou conhecida dos povos ocidentais, sendo utilizada inclusive pelos Monges Jesuítas e pelo médico Andreas Cleyer, da Companhia das Indias Ocidentais.

Quando surgiu no Brasil?

A técnica chegou ao Brasil por meio dos imigrantes japoneses, por volta de 1908. Entretanto, devido ao preconceito e a suspeitas de charlatanismo, era utilizada somente em âmbito familiar. A partir do reconhecimento popular de sua eficácia, a técnica tradicional da Medicina Chinesa passou a ganhar um grande numero de adeptos, tornando-a reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapias Ocupacionais e, posteriormente, pelo Conselho Federal de Medicina, após exaustivas comprovações científicas de sua eficácia no tratamento de doenças e distúrbios.

Indicações Clínicas da Acupuntura

O Centro de Acupuntura conta com profissionais e utiliza os métodos milenares da Medicina Chinesa para diagnosticar e aplicar a acupuntura na cura e alívio dos mais diversos casos clínicos. Dentre os distúrbios e doenças para os quais o tratamento é indicado estão:

• Doenças do trato respiratório;
• Distúrbios gastrointestinais;
• Distúrbios ortopédicos e neurológicos.
• Distúrbios emocionais: depressão leve, insônia, ansiedade, estresse
Cefaléia (dores de cabeça), Enxaquecas;

• Distúrbios ginecológicos. alterações no ciclo mentrual, TPM, dores menstruais.

A Acupuntura foi declarada Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade, pela Unesco, em 2010.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo