Fundada há 76 anos pelos irmãos Fernando e Orlando Spínola, a Casa de Saúde São Geraldo foi e continua sendo uma das referências no Sudoeste Baiano. Em 1958 os médicos Esaú Matos e Arlindo Martins compraram a Casa de Saúde São Geraldo, participando, depois, da sociedade Elifaz Matos e Sifrônio Mello e, mais tarde, o Aécio Cunha.
No entanto, nesta segunda-feira (25) começou a ser divulgado o possível encerramento de suas atividades. No Band Revista o assunto foi divulgado com muita preocupação. De acordo com comunicadores, um Grupo do Sudoeste Brasileiro estaria assumindo as atividades nesta instituição privada, mas que manteve parceria com o Sistema Único de Saúde por mais de meio século.
Ao conversar por telefone com o anestesista Raul José Duarte Barreto, presidente da Casa de Saúde São Geraldo S.A., instituição localizada na Rua Góes Calmon, que encontra-se em viagem, e ele disse ter recebido algumas manifestações que ventilaram nas redes sociais, no entanto não confirma a autenticidade.
Segundo ele, como a instituição tem vários sócios um deles pode ter feito algum comentário foram do contexto oficial. “Acho muito difícil”, disse o Doutor Raul Barreto sobre a extinção da Casa de Saúde São Geraldo, que é em Fundação Pública de Direito Privado Federal voltara para“atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências”.
Fonte: Blog do Anderson