Casos de coronavírus no Brasil em 28 de março
Secretarias estaduais de saúde contabilizam 3.546 infectados em todos os estados e 94 mortes. Foi registrada a primeira morte no PI e MG passa dos 200 casos.
Por G1 — São Paulo
28/03/2020 07h08 Atualizado há 22 minutos
Assista também
53 seg Jornal Nacional Médico David Uip está infectado com coronavírus
4 min RJ 2 Mortes pelo coronavírus sobem para 10 no RJ
4 min Jornal Nacional Tire suas dúvidas sobre os sintomas do coronavírus Reveja.
03:05/03:05
Casos do novo coronavírus triplicaram em 6 dias no Brasil
As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 13h00 deste sábado (28), 3.546 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil com 94 mortos, 68 deles em São Paulo, de acordo com a secretaria de Saúde do estado.
O Piauí registrou a primeira morte provocada pela doença e mais dois casos. A vítima foi o prefeito da cidade de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, de 57 anos. Minas Gerais passou dos 200 casos confirmados, enquanto Amapá e Pará tiveram mais um caso cada nas últimas 24 horas.
No Distrito Federal, deu negativo para coronavírus um exame para um paciente tido como a primeira morte no estado por Covid-19, divulgado na última sexta-feira. De acordo com a Secretaria de Saúde, “o desencontro de informações se deu em virtude da indicação de suspeita da doença no atestado de óbito que, em si só, não confirma a causa morte”.
Novos casos também foram registrados no Rio Grande do Norte, que agora tem 45 confirmações da doença, e em Santa Catarina, que já soma 184 casos.
Comércio de rua de Salvador está proibido de abrir por causa do novo coronavírus. — Foto: Naiá Braga / TV Bahia
Pernambuco agora tem 5 mortes e 68 casos. Porto Alegre teve sua segunda morte provocada pela doença. Paraná registrou dois mortos na cidade de Maringá.
O Amazonas registra 80 casos e o Maranhão chegou a 14 confirmados. O Distrito Federal identificou 240 infectados. Mato Grosso do Sul já tem 28 casos do vírus e Goiás tem 49 casos.
O Ministério da Saúde atualizou seus números na tarde desta sexta-feira, informando que o Brasil registra 3.417 casos confirmados do novo coronavírus e que já foram registradas 93 mortes.
O avanço da doença está acelerado: foram 25 dias desde o primeiro contágio confirmado até os primeiros 1.000 casos (de 26 de fevereiro a 21 de março). No entanto, os outros 2.000 casos foram confirmados em apenas seis dias (de 21 a 27 de março).
- MAPA DO CORONAVÍRUS: avanço dos casos nas cidades
- CORONAVÍRUS NO MUNDO:África do Sul começa bloqueio de 21 dias
- PANDEMIA: veja quais países já registraram casos da doença
- GUIA ILUSTRADO: sintomas, transmissão e prevenção
- PERGUNTAS E RESPOSTAS: infectologistas respondem
Veja abaixo o avanço da doença por estado:
Abaixo, veja a evolução do número de casos confirmados e morte pelo coronavírus no Brasil ao longo dos dias:
Em Salvador (BA), começa neste sábado mais uma medida de combate ao coronavírus: o funcionamento do comércio de rua está suspenso. A medida, que vai até 4 de abril, vale apenas para estabelecimentos com área acima de 200 m² e não atinge serviços tidos como essenciais.
Espanha tem recorde diário de mortes
Passou de 600 mil o número de pessoas infectadas com a Covid-19 no mundo, de acordo com levantamento da universidade Johns Hopkins. Já são mais de 28 mil mortes e 132 mil pessoas recuperadas.
Na Espanha, 832 novas mortes foram registradas nas últimas 24 horas – o número é o recorde diário até agora. Também foram anunciados 8.189 mil casos, somando 72.248. Soldados realizarão a desinfecção de estações de trem e asilos por lá.
–:–/–:–
Coronavírus: Primeiro-ministro britânico Boris Johnson testa positivo para a Covid-19.