SAÚDEVitória da Conquista

“Existe sim um atraso. Existe dificuldade financeira”, reconhece o Secretário ao falar sobre crise na saúde de Conquista

O secretário de Saúde de Vitória da Conquista, Alex Costa, reconheceu que a Prefeitura de Vitória da Conquista tem débitos com a Santa Casa de Misericórdia (Hospital São Vicente) e que a Secretária de Saúde enfrenta “dificuldade financeira”.

A declaração do secretário da gestão do Prefeito Herzem Gusmão Pereira foi feita na última quarta-feira, 25 de setembro, durante reunião do CMS – Conselho Municipal de Saúde.

Antes da fala do Secretário, representantes da Santa Casa explicaram sobre as dificuldades junto a Prefeitura e da prática de descontos supostamente irregulares realizados pela gestão municipal. Ainda segundo a Santa Casa, em três anos, há um déficit R$ 18 milhões provocado pelo desequilibro gerado por valores defasados pagos pelo SUS.

Um dos administradores do Hospital afirmou que pela primeira vez uma gestão atrasou por três meses o repasse dos recursos do SUS referentes aos serviços prestados pela unidade.

Alex discordou de muitos pontos apresentados pelos representantes do hospital, mas reconheceu:

“Existe sim um atraso. Existe dificuldade financeira”.

A fala do Secretário contradiz declarações de Gusmão Pereira, que optou atacar a Santa Casa, após a paralisação de médicos da unidade. O alcaide usou o seu site, ‘Resenha Geral’, para acusar o hospital e apontar uma suposta dívida de R$ 8 milhões com o município. O dado divulgado pelo prefeito foi duramente criticado pelo secretário.

Porém, Costa não tinha conhecimento que a declaração suspeita partiu do chefe, sendo alertado pela Presidente do CMS, Monalisa Barros, que informou a origem da declaração.

blitzconquista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo