Famosos

Universidade de Salamanca concede título ‘doutor honoris causa’ para Caetano Veloso

Concessão do título foi aprovada pelo conselho de doutores e divulgada em abril de 2022

Foto: Reprodução/ Twitter oficial de Caetano Veloso

O cantor e compositor baiano Caetano Veloso recebeu o título “doutor honoris causa” pela Faculdade de Doutores da Universidade de Salamanca, na Espanha, em cerimônia realizada nesta nesta segunda-feira (4). A informação é do portal G1.

A concessão do título foi aprovada pelo conselho de doutores e divulgada em abril de 2022. A candidatura do artista foi apresentada pela Faculdade de Filologia e pelo Departamento de Filologia Moderna, com a adesão do Centro de Estudos Brasileiros da instituição.

Ao apresentar o cantor, o professor de Filosofia Galega e Portuguesa Pedro Serra afirmou que a obra de Caetano “proporciona um percurso de elevada tensão linguística e musical: um monumento do poético, da poesia como lugar de carinho, de amor e de amizade”.

“Ele fez do amor pela língua um modo de vida. Ele é um poeta, um filólogo no sentido mais nobre da palavra”, disse Serra.

“Você é hoje reconhecido aqui pela sua criação cultural e pela capacidade de combinar influências, estilos, não só pela música, mas também por toda uma filosofia. ‘Tropicália’, em 1968, marcou uma revolução cultural, a nova etapa da aclamada música brasileira”, afirmou o reitor da universidade, uma das mais antigas do mundo, Ricardo Rivero.

Em seu perfil no Twitter, o cantor agradeceu mais uma vez à universidade. “Muito obrigado à Universidad de Salamanca , às autoridades presentes e a todos que acompanharam o ato solene de doutoramento honoris causa, proposto pela Facultad de Filología da universidade. Inesquecível!”

Botão Voltar ao topo