Política

Datafolha divulga pesquisas para governos de SP, MG e RJ; confira resultados

O instituto Datafolha publicou, na noite desta quinta-feira (18), pesquisas para os governos de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os candidatos Fernando Haddad (PT), Romeu Zema (Novo) e Cláudio Castro (PL), respectivamente, lideram os levantamentos para os estados.

SÃO PAULO

No maior estado do Brasil, Haddad aparece com 38% das intenções de voto, contra 16% do bolsonarista Tarcísio de Freitas (PL) e 11% do atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB). Em quarto lugar, aparecem empatados com 2% da preferência os candidatos Carol Vigliar (UP) e Gabriel Colombo (PCB).

Em seguida, Elvis Cezar (PDT), Vinicius Poit (Novo), Altino (PSTU) e Edson Dorta (PCO) surgem com 1% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 17% e os indecisos, 11%.

De acordo com os números publicados pelo instituto, se as eleições fossem hoje, Fernando Haddad venceria no primeiro turno, já que a soma das intenções de voto de seus adversários (35%) não supera 38%.

O Datafolha entrevistou 1.812 pessoas em 72 municípios de São Paulo, entre os dias 16 e 18 de agosto. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-02170/2022.

MINAS GERAIS

O atual governador Romeu Zema (Novo) lidera com folga a disputa eleitoral em Minas Gerais. Com 47% das intenções de voto, ele venceria as eleições no primeiro turno, caso o pleito fosse hoje.

Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), com 23% da preferência do eleitorado. O bolsonarista Carlos Viana (PL) registra apenas 5% das intenções de voto.

Vanessa Portugal (PSTU) e Renata Regina (PCB), ambas com 2%, dividem a quarta colocação. Marcus Pestana (PSDB), Cabo Paulo Tristão (PMB), Lourdes Francisco (PCO) e Lorene Figueiredo (PSOL) registraram apenas 1%. Indira Xavier (UP) não pontuou. Os indecisos somam 9% e os votos brancos e nulos, outros 9%.

O Datafolha entrevistou 1.216 eleitores entre os dias 16 e 18 de agosto, em 60 municípios de Minas Gerais. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MG-06603/2022.

RIO DE JANEIRO

No Rio, o Datafolha aponta um empate técnico entre o atual governador do estado, Cláudio Castro (PL), com 26% das intenções de voto; e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB), com 23% da preferência do eleitorado.

Eduardo Serra (PCB), com 5%; Rodrigo Neves (PDT), também com 5%; Cyro Garcia (PSTU), com 4%; Wilson Witzel (PMB), também com 4%; e Juliete Pantoja (UP), com 2%, estão empatados tecnicamente na terceira colocação.

Milton Temer (PSOL) e Paulo Ganime (Novo) registraram 1% da preferência cada. Luiz Eugênio Honorato (PCO) não pontuou. Brancos e nulos somam 19% das intenções de voto, enquanto 10% se disseram indecisos.

O Datafolha entrevistou 1.204 eleitores entre os dias 16 e 18 de agosto, em 34 municípios do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 3%, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-05939/2022

Botão Voltar ao topo